A arte dos apps

Com o avanço da tecnologia sobre os smartphones e tablets com hardware cada vez mais poderoso nas mãos dos usuários finais, temos visto uma explosão de apps de diversos seguimentos e modelos.

Rotinas como serviços bancários, educacionais, comerciais, entretenimento e muitos outros agora estão na palma das mãos com poucos cliques. Mas como surgem os apps e como funcionam?

Existe muitas maneiras para se criar aplicativos mas antes do processo de desenvolvimento se iniciar, a primeira pergunta a ser respondida é qual plataforma o app deverá funcionar?

Atualmente podemos desenvolver um aplicativo para a plataforma android da Google ou IOS da Apple. identificado a plataforma escolhida, quais são os conhecimentos e recursos necessários para cria-lo?

Existem formações pagas e/ou gratuitas pela internet (Caso você seja um pouco autodidata), poderá segui-las.

Basicamente o conhecimento que a pessoa deverá possuir são:

Logica de programação
Lingaugem de modelagem de sistemas (UML)
Conhecimento da linguagem de desenvolvimento (Existem algumas para ser levado em consideração, são essas Kotlin, futter, Java, Xamarin, Objective-C e Swift.
Banco de dados (linguagem SQL – Struture Query Language)

Os conhecimentos acima são consideraveis essenciais para se criar apps, outros podem ser requiridos conforme seu nivel de maturidade for aumentando; Estes conhecimentos não estão restritos a profissionais de TI e/ou desenvolvedores mas qualquer pessoa poderá embarcar neste mundo.

Se você curti novos aprendizados, este talvez seja um bom para segui-lo e se reiventar. Logo abaixo terá os sites de alguns algunas linguagem mencioadas e também um site da fundação bradesco com muios cursos rapidos para aprender gratuitamente.

Kotlin
https://developer.android.com/kotlin?hl=pt

Swift for IOS
https://www.apple.com/br/swift/
https://swift.org/

Xamarin
https://docs.microsoft.com/pt-br/xamarin/get-started/what-is-xamarin

EV – Escola Virtual da Fundação Bradesco
https://www.ev.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *